fbpx

A beleza da Calathea orbifolia tem conquistado muitas pessoas, tornando-a uma das plantas preferidas para decoração de interiores! As suas folhas grandes, redondas, com tonalidades verdes e listas verdes claras cativam a atenção e fazem com que transforme qualquer espaço da sua casa.

Originária da América do Sul, a Calathea orbifolia é uma “prayer plant”, muito conhecida pelo requinte das suas folhas e pela sua capacidade de purificar o ar. É muito conhecida entre os apaixonados por plantas e é o complemento perfeito para a decoração de qualquer casa… Mas atenção! Cuidar de uma Calathea orbifolia pode ser um desafio. Neste artigo explicamos-lhe quais os cuidados a ter para que a sua planta mantenha a aparência e beleza tropical pela qual se apaixonou.

A melhor forma de cuidar de uma planta é dar-lhe as condições que teria no seu habitat.

Como cuidar?

  • Luminosidade: Luz filtrada

A Calathea Orbifolia não é uma planta grande, portanto, no seu habitat natural, vive sob outras espécies maiores. Prefere luz filtrada uma vez que as suas folhas não estão preparadas para receber luz solar direta. A luz solar direta poderá fazer com que desbote e as suas folhas fiquem queimadas.

  • Como regar? Irrigação moderada e humidade elevada

É preciso ter em conta dois factores: irrigação e humidade. A irrigação deve ser moderada: no inverno, no máximo uma vez por semana e no verão, com mais frequência (lembre-se de que é melhor observar a terra. Se estiver seca, é hora de regar! É importante manter o solo húmido). A humidade deve ser a mais alta possível. Se mora num ambiente seco deve pulverizar as folhas com água sempre que puder e colocá-la ao lado de outras plantas. A melhor forma de regar é com água da chuva.

  • Temperatura: Temperaturas moderadas (entre 15 e 23 ºC)

Tratando-se de uma planta tropical, a Calathea Orbifolia, prefere temperaturas moderadas (entre 15 e 23 ºC) sem alterações abruptas, o que a torna uma planta perfeita para espaços interiores.

  • É tóxica ou venenosa para gatos e animais?

A Calathea orbifolia não é tóxica para animais de estimação e pessoas.

  • Como podar?

Os requisitos de poda são mínimos. Basta podar as folhas velhas ou amareladas.

  • Tipo de substrato? E de adubo?

O nível e humidade o solo é muito importante para manter a sua Calathea saudável pelo que o meio de plantação deve então ser um substrato capaz de drenar rapidamente, mas reter um pouco de água. O substrato necessita de alguma matéria orgânica, e a drenagem será ajudada com alguma argila expandida e manta geotêxtil. Deve utilizar adubo orgânico para obter melhores resultados e não danificar a planta.

VER NA LOJA ONLINE

Onde comprar?

Se está à procura de novas plantas para a sua casa, a Calathea Orbifolia é uma hipótese a considerar! Pode encontrá-la na nossa loja física e online. E já sabe, se tiver dúvidas sobre como cuidar das suas plantas, contacte-nos! Na Viplant estamos sempre disponíveis para o ajudar.

 

Leave a Reply