fbpx

Pode e deve ter plantas purificadoras!

Quanto mais tempo passamos em casa, mais importante se torna melhorar o ar no interior dos nossos espaços. Abrir as janelas de casa e deixar circular o ar deveria ser uma rotina diária para todos nós, não só pelos agentes químicos tóxicos, mas para reduzir a proliferação de organismos como mofos ou bolores (fungos).

Mas, nestes dias frios, arejar a casa pode não ser a opção mais apelativa, certo? E que tal ter uma planta para ajudar a purificar o ar?!

Porque as plantas purificam o ar em ambientes fechados?

 

Segundo a NASA, as taxas de agentes químicos tóxicos diminuem com a presença de algumas plantas. Sabemos isto porque a agência norte-americana conduziu um estudo sobre a utilização de plantas para purificar o ar interior das cápsulas espaciais!

Podemos então dizer que, de certa forma, as plantas limpam o ar interior. Mas que tipo de plantas são purificadoras? Vamos deixar-lhe algumas sugestões:

A resistente Planta-aranha (ou Clorófito)

 

Se as plantas fossem animais, os Clorófitos poderiam ser as aranhas, tendo em consideração as suas estreitas e compridas folhas. E não se assuste se não apreciar a beleza dos aracnídeos, porque a Planta-aranha é muito bonita!

VER NA LOJA

Esta purificadora de ar é de fáceis cuidados, sendo apenas necessário  ter atenção à rega e à exposição solar. Tem receio que o ar condicionado ou lareira prejudiquem a sua planta? Não tem problema: o Clorófito é tolerante a ambientes internos ligeiramente agressivos e, se o quiser plantar no exterior, poderá fazê-lo desde que o mantenha à sombra e resguardado do frio.

Hera-do-diabo e agora pode ser sua

 

A Hera-do-diabo também pode ter nome de animal: Jiboia. Mas não nos vamos alongar muito no que toca a estes animais. A Hera-do-diabo tem este nome “do mal”, mas as suas folhas em forma de coração transmitem o contrário: é uma planta do bem!

VER NA LOJA

Ao escolher uma Hera-do-diabo, está a escolher uma planta purificadora versátil, que pode usar em floreira ou em suspensão. É uma planta trepadeira, de cuidado fácil pelo que beneficiará se colocar um tutor em fibra de coco ou semelhante.

Feto Azul para purificar o quarto, cozinha ou casa de banho

 

A sua cor acinzentada torna este Feto, originário de regiões tropicais, completamente diferente de outros fetos. Mas não é só! Por ser tropical, o Feto Azul é um apreciador de humidade, o que faz com que seja perfeito para a cozinha ou para a casa de banho.

VER NA LOJA

Mas se procura uma planta purificadora para o quarto, o Feto Azul é uma excelente opção, que fica bem em qualquer décor. É de cuidado muito fácil e só precisa de rega semanalmente.

Comigo Ninguém Pode, nem o ar poluído!

Dieffenbachia amoena tem um nome comum caricato – Comigo Ninguém Pode -, mas a verdade é que é muito fácil conviver com ela. As suas longas e grandes folhas fazem desta planta originária da América do Sul, uma das purificadoras mais desejadas!

VER NA LOJA

Deve regá-la moderadamente, evitando o excesso de água, e pode colocá-la em ambientes com luz! Apenas uma ressalva: a Comigo Ninguém Pode é venenosa para humanos e para animais de estimação.

Já escolheu qual destas plantas purificadoras do oxigénio vai levar para sua casa? Partilhe connosco qual é a sua favorita! Caso queira encomendar já a sua, lembramos que entregamos em todo o país, em cinco dias úteis (após confirmação do pagamento). Se procurar outras plantas purificadoras pode também enviar-nos email através do oeirasgarden@viplant.pt !

Leave a Reply