Também é um Plant Parent responsável?

Rita Bacelar Azevedo | 31/08/2021 | Sem comentários Partilhar:

Nos últimos tempos, a nossa casa e os nossos jardins tornaram-se uma extensão da nossa personalidade e encheram-se dos elementos que mais nos complementam e nos tornam felizes. Entre eles surgiram plantas, os vasos e os materiais que vamos adquirindo para a sua manutenção.  Mas ser plant parent é muito mais do que ter uma coleção de plantas saudáveis e bonitas!

Sustentabilidade e plantas: Responsabilidade à flor da pele!

Ter uma casa repleta de plantas ou um deleitoso jardim acarreta em si uma relação com a natureza, uma preocupação pelo que nos rodeia e a certeza de estamos neste planeta apenas de passagem e que, portanto, devemos cuidar dele para as gerações vindouras. Com esta responsabilidade surgem-nos preocupações relacionadas com a forma como podemos cuidar das nossas plantas reduzindo os recursos que utilizamos e tendo em conta esse compromisso, a viplant dá-lhe algumas dicas recordando que, falar em sustentabilidade implica inevitavelmente falar na REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA.

Como reduzir o consumo de água no jardim

1) Escolher plantas que não precisam de muita água porque estão adaptadas ao nosso clima e às características do seu jardim

Ao escolher plantas que resistem ao nosso clima sentirá menos necessidade de as cuidar permanentemente para que estejam saudáveis – precisará de menos água, menos fertilizantes e, eventualmente, menos inseticidas.

Para além disto muitas vezes o desconhecimento induz à utilização de plantas que não são adequadas ao local onde nos encontramos e sem saber, poderá estar a utilizar plantas com comportamentos invasores e que poderão colocar em causa a ecologia do espaço em redor. Na Viplant pode encontrar várias opções que se adaptem ao seu espaço dependendo sempre das suas características: exposição solar, exposição a ventos, proximidade com o mar…etc e poderá contar sempre com o aconselhamento para o mesmo!

2) Reduzir a área de relvados

Optar por prados ou misturas de relva com menos necessidades hídricas contribui para um jardim mais sustentável assim como optar por soluções de revestimento do solo inertes como pedras de diversos tamanhos ou colorações, lascas de tijolo ou mesmo mulch ou casca de pinho. Estes materiais permitirão a infiltração das águas da chuva e representarão zonas que não precisarão de ser regadas, mas também que previnem o aparecimento de infestantes;

3) Regar sempre nas horas mais frescas

A rega no início da manhã e o final da tarde/noite evita que tanta quantidade de água evapore e que a mesma que se torne útil para as plantas;

4) Aproveitar recipientes antigos ou já usados para aproveitamento de água da chuva

Para além de podermos aproveitar a água da chuva que cai diretamente do céu, podemos coletar as águas que saem das caleiras e utiliza-las para a rega – é impressionante a quantidade de água que podemos aproveitar!

Como reduzir o consumo de água em casa

1) Aproveitar água do duche: Um dos mais simples atos de sustentabilidade que podemos ter é o aproveitamento da água do duche enquanto esta não aquece. A colocação de recipientes para acumular a água fria fará com que esta não se desperdice e seja posteriormente utilizada para regar as suas plantas por imersão.

2) Reutilizar material drenante para vasos: A coleção de plantas em casa aumenta e com ela surge sempre a necessidade de comprar substrato e argila expandida, contudo lembre-se que o objetivo da leca é permitir que o excesso de água não se acumule nos vasos e que seja drenada para fora destes sem, no entanto, deixar passar terra. Porém, a leca pode ser substituída por materiais naturais como gravilhas ou seixos pelo que, da próxima vez que for dar um passeio, vá colhendo algumas a pensar nas suas plantas;

3) Colocar a planta certa no ambiente certo: colocar uma planta que necessita de luz numa divisão sem janelas e compensar com iluminação artificial ou comprar água destilada para regar as suas plantas não são atitudes que demonstrem preocupações com a natureza ou com a sustentabilidade do planeta. Para ter uma planta bonita deverá perceber, antes de a adquirir, quais as suas necessidades e que materiais lhe pode fornecer de forma sustentável!

Utilizar conscientemente os nossos recursos naturais é crucial para não comprometer as necessidades das gerações futuras e com pequenos gestos, podemos fazer a diferença!


Rita Bacelar Azevedo

Arquiteta Paisagista desde 2015 é responsável pelo Dep. Comercial da VIPLANT - Oeiras, onde desenvolve propostas de paisagismo, plant styling e ministra workshops. É autora da Revista Jardins e convidada ocasional do programa Alô Portugal sobre plantas e jardinagem.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Viplant
Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text
Confinanciado por: Placeholder alt text